Início > Sermões e Palestras > PÁSCOA – DRAMATIZAÇÃO

PÁSCOA – DRAMATIZAÇÃO

DRAMATIZAÇÃO DA SANTA CEIA CONFORME APRESNTADO NA BÍBLIA

APRESENTAÇÃO DIDÁTICA PELOS ALUNOS DO 9º ANO

(NOVO TESTAMENTO)

 

CENÁRIO: Cenáculo do período do Império Romano.

PERSONAGENS: Jesus e os Doze Discípulos.

Textos Bíblicos: Mateus 26:20-30; Lucas 22:14-23; Marcos 14:12-26; I Coríntios 11:23-29;

 

MATERIAL NECESÁRIO: Roupas que simbolizem o costume da época; Tapete para se reclinar; Talhas de barro para água; bacia; frutas doces (em conserva) pão árabe; carne assada para representar o cordeiro; refresco de uva; verduras de folhas escuras; molho (vinagre ou água salgada).

 

TEMPO PREVISTO:

 

ESCLARECIMENTO: No dia 13 de Nisã [possivelmente, Quinta-Feira, 06 de abril] do ano 31 dC. Sob o domínio de Júlio César, o Grande Imperador de Roma, sendo Herodes o Rei da Judéia e, Caifás o Sumo Sacerdote (Mt. 26:3) do Templo em Jerusalém, os discípulos organizaram o cenáculo onde, ao Pôr-do-Sol, seria celebrada a última páscoa ao lado de Cristo.

 

O costume romano, na hora das refeições era reclinar-se em divãs (poltrona baixa e alongada onde as pessoas se deitavam com o lado esquerdo deixando a mão direita livre), ou sobre tapetes no chão, e o alimento era pego com as mãos. A postura original para a refeição da páscoa era em pé, mas as autoridades religiosas haviam relaxado essa exigência.

(O cardeal francês Richelieu foi o primeiro grande defensor das boas maneiras à mesa e implantou o uso de talheres. Richelieu viveu de 1585 a 1642 e começou a defender a tal “etiqueta” a partir de 1630 em Veneza).

 

Àquela época praticava-se o novo costume comum: de utilizar frutas à mesa.

 

PRIMEIRO ATO

(Abertura pelo líder da mesa)

Início do Jantar

ABRE-SE A CORTINA

CENÁRIO: Ambiente que lembre um cenáculo romano, com tapetes. O Tapete maior servindo de mesa está ao centro, arrumado com o cordeiro assado no centro, as frutas ornamentando a mesa, a botija de suco e o grande cálice estão próximos ao centro. Ao lado do cordeiro está o prato com o pão, e logo em frente está a vasilha com as ervas amargas acompanhada com a vasilha de molho; um bacia média par a água.

  1. Entram os comensais e tomam seus lugares como se fosse uma grande família, Jesus vem por último e também toma seu lugar, ao centro, como sendo o chefe da família.

JESUS – (Lucas 22:15,16) Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça; porque vos digo que não a comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus.

  1. Levanta o copo, dá graças, toma o primeiro gole e o passa aos discípulos. Cada um toma um gole conforme ordenava a lei vigente. Cada um lava as mãos, enquanto elevam louvores a Deus.

DISCÍPULOS – Começam a comer as ervas amargas depois de  passá-las no molho.

 

FECHA-SE A CORTINA

 

 

 

 

 

 

 

SEGUNDO ATO

(Instituição do Lava-pés)

A Cerimônia do Perdão

 

ABRE-SE A CORTINA

 

  1. JESUS (S.João 13: 4-10) Levanta-se, tira a túnica, e tomando uma toalha cinge-se com ela coloca água numa bacia e começa a lavar os pés aos discípulos e enxugá-los com a toalha com que estava cingido.

PEDRO – Senhor, Tu lavas-me os pés a mim?

 

JESUS – O que eu faço não o sabes agora, mas tu o saberás depois.

 

PEDRO Nunca me lavarás os pés.

JESUS Se eu te não lavar, não tens parte comigo.

 

PEDROSenhor, não só os meus pés, mas também as mãos e a cabeça.

 

JESUS Àquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois o mais todo está limpo. Ora, vós estais limpos, mas não todos.

 

  1. JESUS (S. João 13:12) Retorna, veste sua túnica, assenta-se, toma novamente seu lugar.

JESUS – Entendeste o que tenho feito? (…) ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavai os pés, vós deveis também lavar os pós uns aos outros.

 

  1. Todos participavam do prato principal (o cordeiro), acompanhados do molho. A cada bocado, lavam a mão na bacia.

 

FECHA-SE A CORTINA

 

TERCEIRO ATO

A Revelação do Traidor

(Um Novo Mandamento)

ABRE-SE A CORTINA

 

JESUS – (Tomando novamente o cálice, dá graças) – (Lucas 22:17-19) Tomai-o, e reparti-o entre vós; porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o Reino de Deus. (I Coríntios 11:25). Este Cálice é o Novo Testamento no meu sangue que é derramado por vós; fazei isto todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

 

JESUS – (S. João 13:21 – 27) [Triste] Na verdade, na verdade vos digo que um de vós há de me trair.

 

  1. Os discípulos se entreolham assustados, fazem algum borborinho comentando e perguntando em voz alta: (Mateus 26:22) “porventura sou eu Senhor?” E Pedro se comunica em sinais com João que está ao lado de Jesus.

JOÃO – (Encostando-se em Jesus) Quem é?

 

JESUS – É aquele a quem eu der o pão molhado. [o molho era o harosset, uma espécie de compota de amêndoas típica da Páscoa judaica].

 

JUDAS – (Mateus 26:25 – com ar de deboche) – Porventura sou eu Rabi?

 

JESUS Tu o disseste.

 

  1. Jesus Toma um pedaço de pão, passa no molho e entrega a Judas Iscariotes que demonstra ter ficado muito aborrecido. Jesus olha nos olhos de Judas com olhar compassivo.

JESUS – (João 13:27) O que fazes fá-lo depressa. (Judas levanta-se grosseiramente e sai ligeiro).

 

JESUS Agora é glorificado o Filho do Homem, e Deus é glorificado nele. (…) Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; Como eu vos amei a vós, que também uns aos outros vos ameis.

 

PEDRO – Para onde vais?

 

JESUSPara onde eu vou não podes agora seguir-me, mas depois me seguirás.

 

FECHA-SE A CORTINA.

QUARTO ATO

(a Instituição da Santa Ceia)

 

ABRE-SE A CORTINA

 

JESUS - (Tomando o pão, dá graças e divide como discípulos) – Bendito és tu, ó Senhor, nosso Deus, Rei do mundo, que produzes o pão da terra! …isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isto em memória de mim. (I Coríntios 11:28-29) porque todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este cálice anunciais a morte do Senhor até que Ele venha. Examine-se o homem a si mesmo, e assim coma deste pão e beba deste cálice porque o que come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor.

 

JESUS – (Toma o cálice pela terceira vez, dá graças ) Tomai e bebei dele todos porque é o meu sangue, o sangue do Novo Testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados. E digo-vos que não beberei deste fruto da vide até que àquele dia em que o beba de novo convosco no Reino de Meu Pai.

 

NARRADOR (Mateus 26:30) E tendo cantado um hino, saíram para o Monte das Oliveiras. O Hino que geralmente cantavam era trecho de Salmo 113 e 114. (Pode ser cantada outra música ou toca-se no aparelho de som).

 

FECHA-SE A CORTINA.

COMENTÁRIOS: Jesus tencionou instituir uma refeição memorial, um rito para sua futura igreja. Jesus vai além de qualquer simbolismo geralmente compreendida na páscoa. Ele mesmo tornou-se a páscoa cristã, com todas as suas implicações da expiação. Jesus é o pão espiritual que sustenta a vida dos crentes.

 

 

 

 

Messias da Conceição Marques.

 

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

